top of page
Buscar

Casal tipo 1 com tipo 2 do Eneagrama


O Um com o Dois: um casal Perfeccionista – Dador

Dupla que se relaciona com diferenças importantes. O tipo Um busca coisas práticas e o Dois, se relaciona através do sentimento e do estilo. O Dois assume a esfera social, e alivia a timidez social do Um, neutralizando sua postura crítica. O Um sente culpa por ter desejos e o Dois não se incomoda em realiza-los.

O Um quer ensinar ao mundo o que é a perfeição, por isso, como abelhas, procuram ser úteis, e o Dois tem síndrome de utilizável.


O Dois é atraído por parceiros estáveis e seguros, que exprimam amor pela responsabilidade. O Um pela praticidade, costuma ser grande em tempos de desordem emocional.


Sem tempos para abraços, o tipo Um pode levar o Dois que necessita de muita atenção, ao desespero e por isso, se ver punida vitimizando-se. Ele precisará valorizar a necessidade de atenção do tipo Dois, e evitar fechar-se, por exemplo quando foca só o trabalho. O Dois precisa saber que é com o trabalho que o Um suprime a própria raiva e o Um ao invés de criticar, dar mais atenção, sem se julgarem pela “falha”, aceitando ajuda ou mantendo-se na crença que “pessoas perfeitas não tem necessidades nem carências e devem cuidar de si”.


O casal se encontra no ponto Quatro que funciona como espaço de solidariedade para ambos pois, a tendência desse casal é o desejo de se protegerem contra a vergonha e a frustração e podem também nesse ponto ter um entendimento para a frustração (do tipo Um por não conseguir atender as necessidades do outro) e para a depressão (do tipo Dois sentindo-se inútil e depreciado).


Algo que vale realçar é o fato do Dois poder ficar triste quando está em segurança, por descobrir suas necessidades reais, e que altruísmo não é sua característica.


O sentimento de dever e obrigação do Um, produz estabilidade na relação, mas quebra a espontaneidade. Numa situação mais melindrosa do casal, o Dois parecerá instável lutando contra regras para se vingar, e o Um rígido, impõe estruturas para rechaçar o caos.


Posts Relacionados

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page