O Um com o Três: um casal Perfeccionista - Desempenhador
A atividade é um ponto central da relação. Tendem a se orgulhar dos esforços e êxitos do outro, particularmente à área profissional. Ambos tendem a gostar de esportes e de exercícios físicos, vida familiar e projetos para a casa. Energeticamente falando, esse é um casal em que os dois se combinam bem. Entretanto o excesso de atividades acaba caindo no ativismo compulsivo, que bloqueiam a intimidade e os sentimentos.
Preocupam-se com o pensamento alheio, mas de forma diferente. O Um Compara-se e sabem o que é uma realização autêntica e uma imagem que desperta apenas atenção e deslumbre, não se deixam levar por uma pose superficial. Ao contrário do Três, eles não se irritam não se inflam, são puristas, a honestidade é o princípio de tudo. Por esse motivo a apresentação pública de um Três irrita profundamente o Um por considerar um embuste premeditado.
O perigo para esse casal, é quando o Três não consegue fazer uma auto reflexão e o Um se acha em perseguição raivosa. Ajuda quando o Três souber lidar com os primeiros sinais de raiva do Um.
Os conflitos são mais bem resolvidos quando o Um tiver um enfoque em apenas uma área problemática, uma discussão não precisa trazer outros ressentimentos ou histórias passadas. Mágoas do passado, são execráveis para o tipo Três. Ele pode prevenir problemáticas, maiores quando, sem fugir da confrontação, ver-se como responsável por 50% do problema.
Quem é Carmen Cyrino?
Psicanalista com mais de 40 anos de experiência.
Professora de Eneagrama na Tradição Narrativa, certificada por Helen Palmer e Urânio Paes. Colaboradora Oficial da Chestnut Paes Enneagram Academy. Membro da IEA-Brasil. Professora de pós-graduação em Eneagrama na Universidade Sentido Único, Gestão Educacional Superior. Participe da nossa próxima turma de Eneagrama Completo 2024.
Comments