O Cinco com o Oito: um casal Observador-Patrão
- brenda179827
- 20 de jan.
- 2 min de leitura

O Oito é certamente o tipo mais assertivo do Eneagrama e o Observador, o mais retraído.
Os Oitos querem mais e os Cincos têm necessidades mínimas.
Os Oitos são extrovertidos e os Cincos recolhem-se à privacidade.
Contudo, apesar dessas diferenças óbvias, esse é um casal que se forma com frequência, e os dois têm uma afinidade intrínseca.
Como o Cinco é o ponto de risco do Oito e o Oito, o ponto de segurança do Cinco, os parceiros de longa data começam a ficar semelhantes entre si.
Após anos de convivência, o agressivo Patrão parece extraordinariamente manso e o Observador parece ter recebido um treinamento em assertividade. Os Cincos são mais abertos na segurança do lar, uma atitude que vai ao encontro da exigência do Oito pela verdade.
Nesse relacionamento, o Observador é capaz de vivenciar uma energia emocional e, embora detestem as brigas, os Cincos geralmente concordam que as lições do parceiro Oito lhes trazem resultados benéficos.
O efeito global é vivificante, porque a raiva força os Cincos a sentir as próprias emoções no exato momento.
É difícil distanciar-se quando você, como Cinco, está altamente energizado e, de fato, os Cincos reagem espontaneamente numa relação segura. Esse relacionamento é capaz de abrir as portas da vida emocional para os Observadores e, do outro lado da interação, os Oitos aprendem a esperar.
Quando o casal Observador-Patrão encontra-se no ponto Cinco, os dois muitas vezes desenvolvem um grande respeito por uma solidão sem interrupções.
É como viver por conta própria, sabendo, no entanto, que alguém que você ama está por perto. De positivo, o relacionamento produz tanto uma autonomia emocional quanto uma companhia querida que está ao alcance da voz.
O recolhimento do Cinco difunde-se pela casa como uma zanga petulante e gritante – um modo eficaz de sumir e, mesmo assim, demonstrar desagrado.
É quase impossível forçar um Cinco relutante a cooperar; a energia será simplesmente drenada de cada confronto.
Em retaliação, os Oitos exibirão o cartaz de “Não Perturbe”, e o conflito de vontades resultante pode transbordar num silêncio que grita: “Vá embora! Não preciso de você e não estou me importando”.
Como esses dois tipos compartilham uma dinâmica psicológica intimamente relacionada dentro de uma estrela de nove pontas, cada um tem a oportunidade incomum de presenciar a si mesmo no compartimento do outro.
Os Cinco precisam ver na maneira assertiva do Patrão um antídoto dentro da incapacidade crônica de tornar-se públicos.
Me siga nas redes sociais:www.carmencyrino.com
--
Personalidades no Eneagrama
Curso de Eneagrama
Autoconhecimento terapia
Psicanálise Psicanalista
Psicóloga Psicologia
Autoajuda Coach
Resgate do feminino Tipo 1, Tipo 2, Tipo 3, Tipo 4, Tipo 5, Tipo 6, Tipo 7, Tipo 8, Tipo 9
Comments