top of page
Buscar

O Cinco com o Seis: um casal Observador-Patrulheiro



Esse relacionamento pode transmitir a sensação do recolhimento no tempo frio. Cercamonos da companhia de outra pessoa quando escurece mais cedo, envolvendo-nos na intimidade e no calor humano.


Esse casal talvez não pareça efusivo em público, porque ambos se relacionam através de uma calma continua.


Ler em um mesmo aposento sem interromper a concentração do outro, fazer as refeições juntos sem se sentir pressionados a falar.


O distanciamento do Observador faz até mesmo um fóbico Seis parecer o elemento ativo no relacionamento, e os Patrulheiros muitas vezes saúdam a oportunidade de influenciar e dirigir outra pessoa.

Um papel ativo atende à preocupação do Seis com a força e com a beleza e, ao mesmo tempo, desobriga o Cinco do fardo de liderar.


Os Patrulheiros podem ficar altamente motivados quando se sentem chamados pelo dever de servir a outras pessoas; a ternura que lhes é própria pode ser expressa com segurança por meio da fidelidade a um parceiro.

O vínculo básico do casal é mental, mesmo quando os dois combinam sexual e emocionalmente. Ambos entendem que o amor é mais do que apenas sentimentos.


Os Seis descobrem-se imaginando o tribunal do divórcio quando a falta de informações alimenta a expectativa do pior.

O Observador detém um poder enorme nesse relacionamento, porque os medos do Seis são ativados pela falta de presença do Cinco.


Cada um precisa aprender a ver os sinais de afeto do outro.


Os Seis inseguros habitualmente atormentam os parceiros para ter a certeza e a confiança restabelecidas, e isso pode levar os Cincos à loucura; mas, visto de um ângulo ligeiramente diferente, o queixoso “Você ainda me ama?” do Seis transforma-se numa preocupação legítima.

Os Seis exigem reconfirmação porque têm medo de perder alguém importante, e simplesmente aparecer para tratar do problema é a prova do afeto do Cinco.


Periodicamente, ambos os parceiros descobrirão em si o desejo de abrir mão e afastar-se. É muito mais fácil para os Cincos pensar “Posso passar sem essa relação” do que aceitar os próprios sentimentos; e esperar pode ser uma tortura para o Seis que não sabe se enfrenta ou foge.


 

Autor: Carmen Cyrino

Quem é Carmen Cyrino?

Psicóloga e Psicanalista com mais de 40 anos de experiência.

Professora de Eneagrama na Tradição Narrativa, certificada por Helen Palmer e Urânio Paes.

Colaboradora Oficial da Chestnut Paes Enneagram Academy.

Membro da IEA-Brasil.

Professora de pós-graduação em Eneagrama na Universidade Sentido Único, Gestão Educacional Superior.


Me siga nas redes sociais:www.carmencyrino.com

--

Personalidades no Eneagrama

Curso de Eneagrama

Autoconhecimento terapia

Psicanálise Psicanalista

Psicóloga Psicologia

Autoajuda Coach

Resgate do feminino Tipo 1, Tipo 2, Tipo 3, Tipo 4, Tipo 5, Tipo 6, Tipo 7, Tipo 8, Tipo 9

 
 
 

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page