O Três com o Seis: um casal Desempenhador-Patrulheiro
- brenda179827
- 12 de nov. de 2024
- 2 min de leitura

Esse não é casal que se encontra com frequência e o êxito que possa ter dependerá da resolução da tensão entre desempenho e medo de desempenhar.
Os Três são sujeitos ambiciosos, cuja palavra-chave nos relacionamento é “Pare”. A necessidade de parar e de conversar sobre o relacionamento ativará a ansiedade do Três em relação ao próprio valor pessoal.
Aterrorizado por sentimentos fortes, pisará no acelerador justamente no momento em que o mais internalizado Seis quer parar e discutir as dúvidas que tem.
Um Seis inteligente planejará a discussão de assuntos emocionais de modo que coincida com um período de atividades em comum. Um parceiro Três vive o relacionamento através do filtro das atividades e terá de receber garantias de que sentimentos e emoções não indicam um corte brusco em todo o prazer e todas as recompensas do trabalho.
Do lado do Seis, a palavra-chave no relacionamento é “Siga”. Seguir em busca do sucesso, do prazer e da confiança no parceiro. Nos relacionamentos, o casal oscila ao longo de uma linha no triângulo central do Eneagrama. Essa linha mostra que os Três duvidam das próprias emoções e que os Seis ficam estressados quando se exige deles um desempenho.
É proveitoso que o Três seja capaz de descartar o sucesso como medida de valor pessoal e de concentrar-se nos sentimentos subjacentes à dúvida do Patrulheiro em relação a si mesmo.
Se lidar bem com o sucesso for conceituado como uma missão de vida que, por força, deve revelar muitas facetas interessantes da personalidade da pessoa amada, então o Três é o parceiro perfeito para tornar essa empresa bem-sucedida.
Se, porém, o Três repudiar a dúvida recorrente do Seis como algo de tolo ou falso, isso muitas vezes indicará uma incapacidade de olhar para dentro de si mesmo e de reconhecer as próprias ansiedades.
Os Seis, por outro lado, cronicamente decepcionam-se com o que percebem ser ostentações do Desempenhador que gosta de aparecer.
Sem dúvida, cada membro desse casal encara o sucesso com olhos distintos.
O Três sente-se realizado se é capaz de desempenhar uma função, ao passo que o Seis sofre de amnésia em relação ao sucesso e precisa ser continuamente encorajado.
O Três sente-se profissional quando obtém sucesso, ao passo que o Seis tem sempre de voltar ao começo.
Ajuda no caso quando o Seis aprende a concentrar-se na tarefa sem desviar-se para a dúvida mental.
Ao rejeitar as capacidades de desempenho do Três como superficiais, o Seis está anunciando a própria incapacidade de manter-se concentrado nas metas.
Autor: Carmen Cyrino
Quem é Carmen Cyrino?
Psicóloga e Psicanalista com mais de 40 anos de experiência.
Professora de Eneagrama na Tradição Narrativa, certificada por Helen Palmer e Urânio Paes.
Colaboradora Oficial da Chestnut Paes Enneagram Academy.
Membro da IEA-Brasil.
Professora de pós-graduação em Eneagrama na Universidade Sentido Único, Gestão Educacional Superior.Participe da nossa próxima turma de Eneagrama 2024!
Me siga nas redes sociais:www.carmencyrino.com
--Personalidades no Eneagrama
Curso de Eneagrama
Autoconhecimento terapia
Psicanálise Psicanalista
Psicóloga Psicologia
Autoajuda Coach
Resgate do femininoTipo 1, Tipo 2, Tipo 3, Tipo 4, Tipo 5, Tipo 6, Tipo 7, Tipo 8, Tipo 9
Comments