top of page
Buscar

O Três com o Sete: um casal Desempenhador-Epicurista



Esse é um casal onde as energias se combinam muito bem e são capazes de produzir um estilo de vida de aventuras bem-sucedidas.


Na medida em que o casal partilhe os mesmos interesses, a orientação do Três para o alcance de metas casa-se muito bem com a mente multiopcional do Sete.

Não haverá queixas de depressão ou de tédio, contando que os projetos se multipliquem, mas o casal talvez não passe muito tempo junto. A não ser que se tome cuidado em estreitar os interesses de ambos para um propósito comum, esse casal pode acabar limitando-se a uma atualização semanal das notícias.


Ambos podem supervalorizar as partes divertidas do relacionamento, ao mesmo tempo em que minimizam os defeitos.

Simplesmente não vale a pena fixar-se em assuntos financeiros para o dia de amanhã ou para planos sobre o ano vindouro. Ideias grandiosas em coro com recursos marginais podem tornar a existência feliz, independentemente do custo.


Os membros desse casal podem não se informar mutuamente sobre o alcance das respectivas dificuldades e, de fato, nem sequer perceber esse alcance.


As limitações indicam pisar no acelerador para ambos os tipos. Os Três enganam-se a si próprios dizendo que está tudo bem e dão mais duro no trabalho a fim de fugir do fracasso. Os Setes esquivam-se do sofrimento e racionalizam o fracasso com visões sobre o futuro.


O potencial para acumular negligências torna esse casal vulnerável a problemas externos “surpreendentes e imprevistos”, tais como crise financeiras ou um filho com distúrbios de comportamento.


Quanto aos Setes, eles sabem trazer prazer para o relacionamento.

Conceitos tais como prazer e poder de escolha podem ser libertadores para os Três, que se preocupam mais em parecer bem do que em sentir-se bem.

Os sentimentos não aparecem quando os Desempenhadores estão trabalhando pela aprovação alheia; por isso a insistência do Epicurista na satisfação e na liberdade de escolha pode ser um dom dos Céu.


Casais de Três e Sete de longa data descrevem-se como pessoas que juntas “se divertem produtivamente”. O parceiro Sete terá desenvolvido uma constância de propósito e, no processo, uma parcela da orientação do Três para produzir se terá tornado prazerosa.



 

Autor: Carmen Cyrino

Quem é Carmen Cyrino?

Psicóloga e Psicanalista com mais de 40 anos de experiência.

Professora de Eneagrama na Tradição Narrativa, certificada por Helen Palmer e Urânio Paes.

Colaboradora Oficial da Chestnut Paes Enneagram Academy.

Membro da IEA-Brasil.

Professora de pós-graduação em Eneagrama na Universidade Sentido Único, Gestão Educacional Superior.

Participe da nossa próxima turma de Eneagrama 2024!

Me siga nas redes sociais:www.carmencyrino.com

--Personalidades no Eneagrama

Curso de Eneagrama

Autoconhecimento terapia

Psicanálise Psicanalista

Psicóloga Psicologia

Autoajuda Coach

Resgate do femininoTipo 1, Tipo 2, Tipo 3, Tipo 4, Tipo 5, Tipo 6, Tipo 7, Tipo 8, Tipo 9

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page