top of page
Buscar

O Três com Três: um casal de Desempenhadores



Essa relação talvez seja uma espécie ameaçada de extinção. Há relativamente poucos Três nos nossos cursos sobre o Eneagrama e os casais de Três são, francamente, uma raridade. Os Desempenhadores são bem mais comuns nos círculos empresariais e comparecem em massa aos treinamentos empresariais com base no Eneagrama; mas, mesmo nesse ambiente, há poucos casais de Três de longa data.


Os Três têm pontos de atração ao longo de todo o Eneagrama. Alguns Três sentem atração por tipos “similares”, cheios de energia e desejosos de aparecer, tais como os Dois, os Setes e os Quatros com asa em Três.

Outros Três dizem que são atraídos por parceiros altamente emocionais porque são diferentes deles. Neste lado do mundo, a associação mais frequente do Três é com o Cinco, e a razão declarada é o equilíbrio de opostos.


Os membros dos raríssimos casais de Três que registrei dizem que lhes agrada a atitude do parceiro. Tudo parece ser possível e geralmente eles têm vários projetos em curso ao mesmo tempo.


Acham, contudo, que ficam impacientes com o parceiro e tendem a competir quando estão envolvidos com projetos domésticos; por essa razão, têm como característica a manutenção de complexos vínculos profissionais, cada qual num campo específico de atividade.

A vida social do casal gira em torno de pessoas que tenham interesses profissionais semelhantes ou em torno daqueles que estão criando filhos e gostam de empreender coisas juntos. A orientação social do par é, sem dúvida para a atividade.


  • É um casal que faz coisas juntos e que prefere relacionar-se compartilhando atividades a ficar à toa com a família e com os amigos.


O truque é cada um apoiar as realizações do outro sem cair numa rotina de jogos paralelos, na qual cada um leva uma vida separada, embora vivam sob o mesmo teto.

Essa pode ser uma situação em que tudo parece grandioso na superfície. Uma vida pitoresca, com toda aquela aparência de felicidade e de prosperidade, mas sem aquela profundidade interior dos fortes vínculos emocionais.


Os Três dizem que os relacionamentos podem parecer maravilhosos e, ao mesmo tempo, dar uma sensação de vazio. Talvez encontrem interesse e entusiasmo para projetos, mas haverá uma crescente indiferença para com a construção de um futuro. “Mais outro desafio? Temos de fazer esse novo esforço?” Esses casais falam da necessidade de lidar com certo embotamento emocional que rouba o desfrute dos resultados dos próprios esforços.


Há uma necessidade de acelerar, de terminar rapidamente e de passar sem demora e sem atrito para a próxima tarefa, a próxima expectativa, a próxima fase da vida. Tudo deve parecer normal, ser bem-organizado e produzir resultados úteis, mas, com o tempo, torna-se patente que alguma coisa está faltando.


É a mesma sensação que os Setes muitas vezes declaram sentir quando atingem a meia idade. “Já não passamos por isso antes? O que nos resta fazer senão repetir as mesmas coisas indefinidamente?”


A necessidade de voltar-se para dentro de si e de aprofundar-se emocionalmente em geral manifesta-se como um desânimo com a vida exterior.


Os projetos e as alianças profissionais apressadas parecem superficiais.

Você percebe gradativamente que alguma coisa de vital está faltando, ou você está sendo despojado, se os seus esforços não estão sendo acompanhados por uma gama de sentimentos em relação ao que você faz e por uma disposição de absorver, de se deixar afetar, de guardar consigo as emoções que são provocadas pela sua atividade.


Um relacionamento de dois Três pode ou fortalecer a visão de mundo do Desempenhador, segundo a qual os sentimentos são incompatíveis com a realização de uma obra, ou então proporcionar uma ajuda amadurecida para a interiorização do ser.


Um relacionamento de dois Três pode ou fortalecer a visão de mundo do Desempenhador, segundo a qual os sentimentos são incompatíveis com a realização de uma obra, ou então proporcionar uma ajuda amadurecida para a interiorização do ser.


Autor: Carmen Cyrino

Quem é Carmen Cyrino?

Psicóloga e Psicanalista com mais de 40 anos de experiência.

Professora de Eneagrama na Tradição Narrativa, certificada por Helen Palmer e Urânio Paes.Colaboradora Oficial da Chestnut Paes Enneagram Academy.Membro da IEA-Brasil.Professora de pós-graduação em Eneagrama na Universidade Sentido Único, Gestão Educacional Superior.Participe da nossa próxima turma de Eneagrama 2024!

Me siga nas redes sociais:www.carmencyrino.com

--Personalidades no EneagramaCurso de Eneagrama

Autoconhecimento terapia

Psicanálise

Psicanalista

Psicóloga Psicologia

Autoajuda Coach

Resgate do femininoTipo 1, Tipo 2, Tipo 3, Tipo 4, Tipo 5, Tipo 6, Tipo 7, Tipo 8, Tipo 9

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page